BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A angustia


Não coma mais as unhas, não fique rangendo mais os dentes com força ou pare de mexer o corpo para todo lado. Aprenda a se manter tranqüila e a lidar com a angustia e a preocupação. Veja tudo o que você tem que saber para aprender a se controlar.

Os tiques nervosos, o movimento dos pés, o estalar dos dedos, a tensão dos músculos do corpo e a aceleração do coração são alguns sinais de que você está ansiosa por alguma preocupação que ainda não conseguiu resolver.
A preocupação e a angústia é uma sensação muito normal mas também muito incômoda. Às vezes, adoraríamos nos sentir mais tranqüilos mas, na verdade, não sabemos o que fazer.

Analise o que está acontecendo

Muito simples, a forma de recuperar a calma é se perguntando por que você se sente assim, analisando as razões e finalmente detectando a raiz do problema.
Na maioria das vezes a preocupação acaba quando resolvemos os problemas que estão nos alterando e estão nos tirando a tranqüilidade. Então, às vezes, a solução nos parece óbvia: resolver o problema, começar a fazer alguma coisa. Por exemplo, se estamos preocupadas com um exame, podemos começar a estudar, a ter aulas particulares ou a pedir ajuda e desse jeito, aos poucos, a angustia vai passar.
Mas o problema não acaba aí pois, às vezes, mesmo sabendo que a angustia vai embora depois de resolvermos o que nos deixa tão alteradas, muitas vezes não podemos conseguir isso porque não sabemos como resolver o problema ou não queremos uma solução por medo ou porque resolvê-lo significa afrontá-lo, aceitá-lo e ter coragem de fazê-lo. Por isso, não é tão simples como pode parecer.
É muito importante saber que quando você começar a dar uma solução ao que está ocasionando uma sensação tão incômoda, a sua ansiedade e a sua angústia desaparecerão, mas isso não é tudo o que você tem que saber...
É incrível a sensação de liberação e de felicidade quando tiramos um peso das costas, é como quando nos dão a nota de um exame, quando terminamos um trabalho super importante ou quando superamos alguma doença, crise econômica ou qualquer outra coisa, mas infelizmente, no futuro acontecerão outras coisas para nos preocuparmos. Então isso vira um jogo que nunca se acaba...

O que fazer?


Aprenda a controlar as suas emoções e sentimentos e também a afrontar com coragem e confiança todos os problemas que tiver.
Não faça uma tempestade num copo d’água, às vezes, as situações difíceis não são tão grandes e pode ser que nós tenhamos transformado em algo maior e mais complicado do que realmente são. Pense friamente na sua situação e analise se vale a pena se preocupar tanto por isso.
Se o seu temperamento é muito nervoso, busque a forma de ficar tranqüila malhando, fazendo ioga, comendo coisas saudáveis e balanceadas e dormindo bem. Está comprovado que dormir desorganizadamente e comer alimentos com muito açúcar, assim como tomar café, alteram o
metabolismo.

Fale

Fale sobre as suas preocupações com os outros. Isso ajudará a se acalmar e a conhecer as opiniões daqueles que gostam de você.
Aprenda a respirar. Ainda que você não acredite, isso ajudará a se acalmar, então tente respirar lenta e profundamente.

0 comentários: